terça-feira, 6 de setembro de 2005

Somos uma só comunidade...ou não?

Comunidade em termos ecológicos é o conjunto de populações que vivem num determinado biótopo (local onde a comunidade vive)durante determinado tempo.
Ecossistema são as interacções dessa comunidade (muito rica em seres vivos) com o meio onde vivem, das relações entre si e da influência do meio sobre os seres vivos que compõem essa comunidade.O maior deles todos é a Terra!!

Esta definição científica é poesia em forma de erva, árvores, ar, mar, nuvem,animais, rochedos, homem,fogo e grutas!!!
Hoje soube através da minha amiga Brígida Brito, editora do blogue Africa de todos os Sonhos que o PNUD lançou o 15º Relatório de Desenvolvimento Humano .

Portugal gasta dez vezes mais em armas do que em ajuda humanitária.
No mundo, são os Estados Unidos o país com a proporção mais elevada: 25 vezes mais em gastos militares do que em gastos humanitários. Para o PNUD, estas proporções "não fazem sentido" num mundo em que "os próprios governos dos países desenvolvidos reconhecem cada vez mais os vínculos entre ameaças à segurança e pobreza mundial.

O Relatório está acessível a todos on-line. É só clicar, para iniciar o download do Relatório (ficheiro pdf com 6,3 MB e 388 pg).
E podem averiguar que é mais do mesmo...e já estamos com 5 anos depois de entrarmos no séc.XXI.

Se há alternativas e propostas para um mundo sustentado, porque teimamos a viver um mundo multipolar, com tantas desigualdades e atentados aos direitos mais básicos da Vida e Humanidade e um mundo de costas viradas para a Natureza?


Vamos aderir com força à Semana Branca - coloquem os cartazes do movimento Pobreza Zero nas escolas, escritórios- passem a mensagem. Por favor divulguem e aumentem a Voz: POBREZA ZERO!!!

Sem comentários: