sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

José Carlos Marques - cruzando fronteiras



Nasceu em 1945 no Porto. Licenciado em Filosofia, foi professor do ensino secundário, tradutor free lance, editor, assessor e leitor editorial, tradutor profissional numa organização internacional europeia. Foi um dos fundadores das Edições Afrontamento (1962), da revista e da colecção Espaço (1966), da revista de poesia Erguer a Voz e Cantar (1969), todas no Porto; trabalhou com a Livraria Figueirinhas Editora, do Porto, com a Encyclopaedia Britannica do Brasil/Enciclopédia Mirador e com a editora da Fundação Getúlio Vargas, ambas do Rio de Janeiro, e para Francisco Assis Barbosa com a Editora do Congresso Nacional, Brasília, com a Regra do Jogo Editora, com a Moraes Editores, e com a Difel, todas de Lisboa. Publicou vários livros de poesia e é editor de uma revista de poesia DiVersos. 

Recentemente criou a sua editora Edições Sempre em Pé. Presidiu à associação de defesa do ambiente Campo Aberto, onde ainda coordena a revista Ar Livre sobre ambiente, cultura e alternativas. 

Dinamizou e participou em múltiplas lutas ambientais e urbanísticas ao longo das últimas décadas, sendo considerado por muitos como uma referência no cruzamento do pensamento ambiental com o pacifismo e a ética, vertidos numa versão muito portuguesa da ecologia profunda.

Sem comentários: