segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

Vegetarianos famosos - Por uma alimentação mais saudável e ética

1.Artigo Correio da Manhã, 2003, por Pedro Neves
Gente do mundo da música, do cinema, do desporto e da moda afastaram a carne do prato. Assim se prova que, sem comer produtos de origem animal, se pode viver com muita genica.
(...)
Moby é um claro defensor dos direitos dos animais e um activista vegan. Em 1996, quando ainda poucos o conheciam, chegou mesmo a lançar o álbum Animal Rights, no qual em certos momentos fazia a apologia da libertação animal. Apesar do relativo insucesso do disco, interpretado numa variante muito mais rock do que tem sido habitual – a recordar a adolescência, quando integrou os The Vatican Commandos, banda de punk hardcor’ –, ficou desde logo vincada a ideologia seguida.

E existem muitos outros exemplos de seguidores do veganismo no mundo da canção, entre os quais o canadiano Bryan Adams, Fiona Apple, K.D. Lang e Shania Twain. Menos radicais na opção alimentar e estilo de vida, mas igualmente adeptos de dietas vegetarianas, nomes como Annie Lennox, Billy Idol, Damon Alburn (vocalista dos ingleses Blur), Elvis Costello, Lenny Kravitz, Eddie Vedder, Morrisey, Madonna, Peter Gabriel, Robert Smith (dos Cure) e Vanessa Williams, mostram ter energia para cantar sem necessidade de comer carne. Beyoncé Knowles, por exemplo, até chegou a ser recentemente criticada por praticar uma alimentação baseada apenas em tomate e pepino. Apesar de respirar saúde, muitos acreditam que tal não acontecerá por muito tempo, afirmando que se trata de um mau exemplo para os jovens, em especial para aqueles que tentam imitar os seus ídolos em tudo. É que, dizem os nutricionistas, também não vale a pena exagerar no regime.

Hollywood mais verde. Na meca do cinema não faltam nomes de famosos que praticam o vegetarianismo. Linda Blair é um deles. Actriz revelada no clássico de terror O Exorcista, onde rodava a cabeça a 360 graus e expulsava um líquido verde pela boca, Linda segue hoje uma alimentação vegan, com a qual, diz, sente-se óptima e mais saudável do que nunca. Como ela, a jovem Alicia Silverstone também não ingere qualquer alimento de origem animal. A completar 27 anos e tida como uma das mais promissoras actrizes da sua geração, a ‘batgirl’ de ‘Batman & Robin’ tem 'low profile' mas dá mostras de ser radical quando o assunto são as questões alimentares.

Menos ortodoxas mas igualmente seguidores da comida com base em vegetais, Tracy Bingham (a beldade negra da série Marés Vivas), Angela Bassett, Drew Barrymoore, Candice Bergen, Daryl Hannah, Julie Christie, Liv Tyler, Nastassja Kinski, Pamela Anderson, Reese Whiterspoon, Thora Birch e Virginia Madsen são apenas algumas das muitas caras que revelam uma face mais ‘verde’ e natural de Hollywood, local do planeta onde tudo parece ser demasiado ‘plástico’ e ficcional. Entre os actores, Woody Harrelson revela-se fundamentalista, praticando uma alimentação vegan, complementada por um estilo de vida saudável. Ainda na passada semana, foi vê-lo aproveitar a estada no Canadá – para promover a sua mais recente película, Go Further, no Festival Internacional de Cinema de Toronto –, e não desdenhar uma sessão de taichi e de yoga nos jardins da universidade local.

Ao que se sabe, o pequeno Danny De Vito não tem ginástica para tanto, mas também optou pelo vegetarianismopara ganhar energias. Aliás, são muitos os actores adeptos de uma ementa natural. Alec Baldwin, Dustin Hoffman, David Duchovny, Jude Law, Michael J Fox, Ted Danson e Steve Martin, entre outros, fazem parte da lista.

Saudáveis e felizes.Mas nem só no cinema e na música existem vegetarianos. No desporto, saltam à vista Carl Lewis, considerado o melhor atleta do século XX, e Martina Navratilova, por muitos ainda hoje tida como a melhor tenista da História. Na moda, destaque para Twiggy, Carre Otis (também actriz), Christy Turlington e paras a estilista Stella McCartney, todas elas adeptas da ementa à base de vegetais.

Entre os clássicos da ciência, da filosofia e das letras, Charles Darwin é tido como um fã da comida vegetariana, assim como H G Wells, Jean Jacques Rousseau, George Bernard Shaw, Pitágoras, Thomas Edison, Leonardo Da Vinci, Tolstoy, Franz Kafka e Albert Einstein. O pai da Teoria da Relatividade chegou mesmo a desabafar sobre o assunto: Nada vai beneficiar mais a saúde humana e incrementar as hipóteses de sobrevivência da vida do que a evolução para uma dieta vegetariana. Morreu em 1955 e, segundo parece, nunca o tornaram famoso por tal afirmação.


2.Entrevista a Carl Lewis, Vegano (vegetariano puro) e campeão olímpico de atletismo (youtube)

Sem comentários: