quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Ecossustentabilidade no meio rural português- (re)viver o interior do País no séc.XXI

Rio Sabor

Nesta semana no BioTerra, descrevo e registo vários projectos, sites, protagonistas e associações de cidadãos apostados em fazer a ponte entre a ruralidade e as tecnologias do presente, sem contrariar / aniquilar/desaparecer boas tradições e práticas das gentes que vivem nas regiões de Trás-os-Montes e Beiras, preservando-se assim todos os aspectos faunísticos e botânicos tão esplêndidos que ainda possuem.

Acreditar e teimar com rigor,paixão e amor....chegam-se a alguns objectivos mais práticos, realizando-se a pouco e pouco a utopia das sociedades ecossustentáveis em Portugal!!

Seguem-se então alguns projectos que conheço e que demonstram que isso está a ser possível e à frente segue-se uma pequena síntese.

Plataforma Sabor Livre- O rio Sabor é o único rio no norte de Portugal sem barragens no seu troço termomediterrânico, apresentando, por isso, uma flora e vegetação de características ímpares no nosso país. O leito de cheias do Baixo Sabor possui as principais populações de Buxus sempervirens (70-75% do total nacional) e espécies associadas. Toda esta comunidade, outrora comum no rio Douro e seus afluentes, desapareceu desses locais pela construção do sistema electroprodutor do vale do Douro, mantendo actualmente as suas populações mais importantes no rio Sabor. Há portanto o elevado interesse do Baixo Sabor na conservação da diversidade genética, também atestado pela presença de populações importantes de videira e oliveira brava, que poderão apresentar um potencial genético valioso para o melhoramento e combate a pragas das variedades utilizadas na agricultura. Este vale apresenta importantes ecossistemas rupícolas que albergam espécies de aves com rigorosos estatutos de conservação, como a águia de Bonelli, a águia real, o abutre do Egipto e a cegonha preta. Esta região é, por isso, classificada como Zona de Protecção Especial (ZPE) e Zona Importante para as Aves (IBA – Important Bird Area), segundo os critérios estabelecidos pelo BirdLife International.

Burros Lanudos Esta página apresenta informação sobre uma exploração agro-pecuária dedicada à criação de burros da pura Raça Asinina de Miranda. Esta exploração localiza-se no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, numa paisagem onde alternam pastagens, lameiros, searas e carvalhais. Aí vivem 15 burros da raça asinina de Miranda, constituindo o seu maior núcleo a nível nacional. Esta página pretende divulgar o maneio desenvolvido com estes animais, as características e aptidões desta raça, e desta forma contribuir também para a sua salvaguarda.
Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino .Na região Nordeste de Portugal persiste uma paisagem rural moldada por um conjunto de actividades agro-pecuárias tradicionais. Ao longo dos séculos o Homem tem extraído o seu sustento dessa terra, auxiliado pelos vários animais domésticos, entre os quais o Burro, incansável e rústico, ora lavrando os áridos campos, ora transportando cargas por pedregosas ladeiras, acompanhando as viagens e peregrinações do seu dono. Atenção particular aos links.

Palombar -Os velhos pombais, que existem às centenas no Planalto Mirandês, começam a recuperar das suas ruínas e a ter de novo alguma utilidade. Trata-se de uma tarefa gigantesca a que o Parque Natural do Douro Internacional meteu mãos.A Águia de Bonelli e Falcão-peregrino são espécies que frequentam as arribas e os pombos estão entre as suas presas. Com a diminuição desta espécie, as populações de aves de rapina tendem a desaparecer. Recuperar os velhos pombais beneficia assim a paisagem do Planalto, uma vez que estes constituem pontos de referência na paisagem, e ao mesmo tempo o repovoamento das populações de pombos, nomeadamente do pombo das rochas e das aves de rapina características da região.(Fonte:Nordeste Digital )

Seguimento Via satélite de Juvenis de Águia-real e de Águia de Bonelli-Este projecto corresponde a um estudo do processo de dispersão de juvenis de Águia-real e de Águia de Bonelli, utilizando as mais modernas tecnologias de seguimento via satélite, e visa obter informação que possa ser aplicada à conservação dessas duas espécies raras e ameaçadas. Ilustrações de autoria de Marcos Oliveira.

ALDEIA - A ALDEIA é uma associação de intervenção para a protecção do Ambiente e fomento de modelos sustentáveis de desenvolvimento sediada em Miranda do Douro. O seu objecto social é a defesa do Ambiente numa perspectiva educativa e de interacção com as populações e as suas necessidades; o fomento da acção e interesse pela defesa da cidadania, reconhecimento e valorização do património natural e construído; e a investigação e desenvolvimento de actividades, serviços e modelos de gestão ética e consciente de recursos humanos e naturais, em Portugal e no estrangeiro.Informações adicionais

Programa Antídoto Portugal- O Programa Antídoto – Portugal é uma plataforma contra o uso ilegal de venenos, constituída por várias entidades públicas e privadas portuguesas e que teve início oficial a 4 de Março de 2004. Este programa pretende combater as diversas formas de utilização indevida de substâncias tóxicas e contribuir para um melhor conhecimento sobre as consequências que essas práticas representam para a fauna silvestre.

Grupo Lobo- O Grupo Lobo (GL), associação independente e sem fins lucrativos, foi fundada em 1985 com o objectivo de trabalhar a favor da conservação do lobo e do seu habitat em Portugal . Actualmente conta com 1250 associados, nacionais e estrangeiros.Por forma a atingir os seus propósitos, o Grupo Lobo delineou uma estratégia de conservação do lobo ibérico em Portugal, a qual designou por Projecto Signatus e que tem procurado pôr em prática desde a sua fundação. Os seus objectivos são: divulgar informação correcta acerca deste predador tão incompreendido e perseguido; promover e realizar estudos científicos, nomeadamente no âmbito da biologia e antropologia, conducentes a um melhor conhecimento do lobo e das interacções Homem-Lobo; contribuir para uma verdadeira política de conservação, não só deste canídeo mas também do Património Natural Português em geral.(excerto de texto o fotógrafo da Natureza e ambientalista Artur V. Oliveira , blogue Terranatur . Atenção particular às suas belas fotografias no seu site homónimo TerraNatur)

Boassas e o Vale do Bestança- Boassas é uma pequena aldeia localizada no concelho de Cinfães, próximo do rio Douro e junto à foz do Bestança. O seu blogue é um espaço que pretende dar a conhecer a aldeia, a sua associação local e pretende preservar o Vale do Bestança.

Sem comentários: