segunda-feira, 10 de abril de 2006

Fast-food incentiva destruição da Amazónia


Veja e divulgue a seguinte animação



A organização ambientalista Greenpeace divulgou a 6 de Abril de 2006 um estudo que demonstra como a procura mundial de soja provoca a destruição da Amazónia, a maior floresta tropical do mundo.

De acordo com a investigação, a soja amazónica vai parar às prateleiras de supermercados e redes de fast-food da Europa.

Estamos a destruir a maior floresta tropical do planeta para dar lugar à soja, uma espécie exótica, que será transformada em ração para alimentar gado e frango na Europa- disse Paulo Adário, coordenador da campanha da Amazónia do Greenpeace-Depois, este gado e este frango são vendidos no MCDonald´s mais próximo e você pode estar a comer um pedaço da Amazônia.

Segundo o Greenpeace , o relatório Comendo a Amazónia é resultado de uma investigação sigilosa realizada durante um ano nas regiões de produção e consumo de soja, baseada em análise de imagens de satélites, sobrevôos, análise de dados do governo brasileiro e pesquisas em campo.

O documento revela que as três multinacionais norte-americanas de produção agrícola que controlam a maior parte do mercado de soja na Europa - ADM (Archier Daniels Midland), Bunge e Cargill, - estão a impulsionar o desflorestamento ilegal da Amazónia.

Este crime começa na Amazónia e estende-se a toda a indústria alimentar da Europa- alertou o coordenador da campanha de Florestas da Greenpeace Internacional, Gavin Edwards.

A Greenpeace defende que as redes europeias de supermercados e de «fast food» devem certificar-se de que não estão a usar soja produzida na Amazónia nos seus produtos para não serem coniventes com a destruição da floresta.

A organização ambientalista está organizar diversas manifestações em países europeus para consciencializar a população para o problema.

Recentemente, um relatório da revista científica Nature alertou que 40 por cento da Amazónia serão destruídos até 2050 se a fronteira agrícola continuar a expandir-se ao ritmo actual.(Fonte:
Portugal Diário)


Para saber mais


Relatório Comendo a Amazónia (ficheiro da Greenpeace em inglês. pdf- Impressionante!)



Campanha mundial da Greenpeace- divulgue a seguinte animação, junte-se à Greenpeace, denuncie e participe nesta campanha Não à McAmazónia!


Diz à MacDonald´s para não incluir a Amazónia no seu menú!

Sem comentários: