quinta-feira, 19 de julho de 2007

Forecast Earth / Oneº Climate Change - videos, transmisões diárias de TV Verde e direccionados para a adaptação climática

Lembram-se???? Pois clique na imagem e encontra um fantástico e vasto sítio de recursos, presente desde 2006, One Zero Climate Change.



E o que é a Adaptação Climática??? As acções de adaptação têm em vista lidar com um clima em mudança já no presente ou em antecipação ao futuro (...) A adaptação visa reduzir o risco e os danos dos impactos prejudiciais actuais e futuros de forma eficiente em termos de custos, ou mesmo explorar benefícios potenciais. 

Os exemplos incluem usar a água mais eficientemente, adaptar os regulamentos aplicáveis aos edifícios às condições de clima futuras e a eventos atmosféricos extremos, levantar o nível dos diques, desenvolvimento de culturas agrícolas tolerantes à seca, selecção das espécies e práticas florestais menos vulneráveis às tempestades e fogos, planeamento do território e de corredores ecológicos que permitam a migração das espécies, etc. 

A adaptação pode abranger estratégias nacionais ou regionais, bem como aplicar-se ao nível de comunidade ou mesmo individual(in Quercus) Portanto a via para a adaptação climática é a mudança de hábitos , apostar na eficiência energética e gestão sustentável dos recursos (água em particular), reduzir o hiper-consumo e a publicidade enganosa nas nossas sociedades, mais participação cívica activa e exigir o reforço dessa participação mais democrática, reforço da criação de empregos através de inovação tecnológica menos poluentes e mais responsabilidade social e mais medidas ecoeconómicas por parte das empresas. 

Esta é que é a GRANDE OBRA, que é gerir a biodiversidade e um planeta sustentável e asseguro que não pesará muito nos PIB de cada país. As soluções há muito tempo existem... 

Para Saber Mais 

Para saber mais:

Sem comentários: