sexta-feira, 27 de julho de 2007

Métodos e ferramentas de participação cívica e ciberesfera/blogosfera

Como em muitas outras áreas, a nível regional e local têm surgido iniciativas interessantes da utilização de blogues. Analisar a utilização destas ferramentas no contexto regional é o principal objectivo do trabalho (muito bom) de Catarina Rodrigues Blogues regionais como espaços de cidadania e participação.

Ainda segundo a autora, em muitos casos os blogues assumem-se como espaços de cidadania e participação cívica, difíceis de alcançar em qualquer outro meio. Há também aqueles que encontraram nesta ferramenta, a forma ideal de promover a sua terra, apontando o que de melhor e pior existe. Quais os principais objectivos dos autores destes espaços? Qual o impacto dos blogues regionais? Que resultados conseguem efectivamente alcançar? Estas são algumas das questões para as quais o referido artigo procura dar resposta, de forma a melhor compreender este fenómeno comunicacional.

O exemplo do Movimento dos Utentes dos STCP-MUT foi de certa forma estimulado ou digamos ampliado por intervenção quase directa pela blogosfera, a partir da criação do seu próprio blogue MUT.

Sabemos nós ecologistas recolher as vantagens da ciberesfera/blogosfera e temos obtido bons resultados noutras realidades - verificamos uma maior diversidade de público no auditório de conferências e seminários sobre ambiente, há uma maior aproximação de público às actividades que vão sendo publicitadas e verificamos uma maior sensibilização ambiental por parte dos cidadãos. Contudo há sempre muito que fazer, tantos são os crimes ambientais e que se sucedem a nível regional e nacional.
Mas nem por isso, na sua escala, restringida pelo acesso à internet e ainda por algum baixo interesse por parte dos leitores em consultarem os blogues, em geral, devemos, no entanto, persisistir porque os blogues ambientais promovem de facto uma comunicação diferente, impelem à mudança e promovem um maior envolvimento por parte dos cidadãos.

Nas minhas pesquisas sobre métodos e ferramentas de participação cívica encontrei uma ONG holandesa Hivos que apresenta algumas ligações úteis para tod@s os que pretendam conhecer e/ou aprofundar os métodos de participação cívica, ensino e práticas .



Outras Leituras



Sem comentários: