quarta-feira, 26 de setembro de 2007

....da Formação Cívica

1. VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA
O jornalismo deve ser isento e independente. Não é o caso do futebol.Futebol é apenas um desporto, entre centenas de actividades desportivas.Ponto final parágrafo. Por outro lado episódios televisivos exploratórios e repetitivos de agressões em futebol, sem que depois se veja punições mais sérias e graves, tudo é um absurdo...com pesada intrusão contra-corrente no trabalho pedagógico e científico de Professores e Educadores, pequenos agentes de uma peça gigante que é o todo tecido social português. Não há Formação Cívica nas nossas Escolas que resista a esta futebolização espectáculo e toda a poluição propagandística anexa.

2. A IMAGEM DO PARQUE DA ARRÁBIDA QUE AS TELEVISÕES NÃO MOSTRAM


ISTO SÃO AS PEDREIRAS DA SERRA DA ARRÁBIDA - Mais não!!!...Nem à superfície nem em profundidade. Não há Educação Ambiental feita nas Escolas que faça sentido sem que os Alunos também vejam que o bom exemplo ecológico começa pelos seus governantes.

As duas fotos anteriores foram recolhidas do blogue Sem Quórum

3. COMO DISSE GEOPARK???? OU GEOPARQUE TEJO INTERNACIONAL??




Já não espanta, mas continuo inquieto. Já tinha denunciado, aqui, esta situação ímpar, mas relembro-o uma vez mais.É o ALLgarve que vai crescendo sub-repticiamente também para o interior.Com uma realidade destas, além de estarmos a assistir a uma contínua destruição da Paisagem (valor intrínseco da geobiologia do nosso território), maltratamos a língua que nos une. Não há Plano de Língua Portuguesa que resista nas nossas Escolas.


4. ABRAÇAR A PAZ ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Os animais (e seres vivos não-humanos) co-evoluem, o Homem (ainda) não.

4.1.As Ilhas do Corvo e da Graciosa estão finalmente inscritas na lista de Reservas da Biosfera da UNESCO. Portugal está entre os 18 países com novas classificações aprovadas pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e Cultura, sediada em Paris.Ver aqui o artigo (em pdf) sobre a Estratégia de Sevilha, 1995, que deu origem à Rede Mundial de Reservas da Biosfera.Parabéns.

4.2. Trilhos dos Açores em linha, uma excelente iniciativa glocal do Gabinete de Apoio ao Turismo Rural e de Natureza dos Açores. Parabéns.

4.3. A Plataforma Convergir aqui do cantinho Norte e Noroeste do País, já tem página electrónica.Venha conhecer-nos.Parabéns e força.

4.4.Também no Norte, Porto, decorreu entre 11 a 14 de Setembro, a
7ª Conferência Europeia sobre Energia das Ondas e Marés.Um apelo e observação: espero que os organizadores destes eventos internacionais em Portugal coloquem uma página em Português e opção Inglês.

4.5. Portugal, recebe, em Beja, o European Meeting Point , a realizar entre 10 a 12 de Outubro, este ano dedicado à Energia.Mais de 100 ONG presentes, num total de 30 países.Um apelo e observação: espero que os organizadores destes eventos internacionais em Portugal coloquem uma página em Português e opção Inglês.

4.6. A Cores do Globo disponibiliza gratutitamente dois e-livros muito bons: Como fazer um Consumo Responsável e Consumo Ético para Instituições

4.7.A expansão dos agro/biocombustíveis irá mais facilmente conduzir a prejuízos ambientais e sociais do que ajudar a combater as alterações climáticas.(ler aqui a entrevista a Hartmut Michel).No entanto...
foi votado hoje, 26 de Setembro, no Parlamento Europeu o relatório Thomsen sobre energias renováveis. A secção sobre transportes tinha uma proposta de emenda que eliminava a obrigatoriedade de consumir um mínimo de 10% de biocombustíveis nos motores europeus. A favor da emenda, e contra o consumo mínimo de biocombustíveis votaram os dois eurodeputados do PCP (Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro), o do BE (Miguel Portas) e uma do PS (Jamila Madeira). Todos os outros eurodeputados portugueses votaram contra a emenda, ou seja, a favor do uso alargado de biocombustíveis.


4.8. Claude Turmes está em Portugal para uma conferência sobre alterações climáticas e estratégias a adoptar na política energética e de transportes da União Europeia a realizar em Lisboa. Afirmou à Lusa o seguinte:

4.8.1. Portugal tem feito demasiados investimentos em auto-estradas e as emissões de gases a partir de automóveis são absolutamente disparatadas. Isto não é um bom exemplo para mostrar aos outros países, sobretudo vindo de um país que agora tem que fazer pressão política.

4.8.2. Mais importante do que as energias renováveis é a conservação da energia e, neste capítulo, Portugal continua muito atrasado. Portugal continua a ser um dos países com menor eficiência energética, isto é, um dos países que mais gasta energia para alimentar as habitações e a indústria na produção de bens de consumo.

Para travar as alterações climáticas, Claude Turmes defendeu sobretudo, o investimento em tecnologias de energia inteligentes, que permitam produzir e consumir cada vez menos energia do que a que produzimos e consumimos hoje.



Foto gentilmente enviada por Paula Soveral

Sem comentários: