terça-feira, 8 de janeiro de 2008

ASAE - cidadão comum vs elite ; comércio local vs mercado global; produtos biológicos vs OGM; saúde ambiental vs tabaco

Imagem retirada do blogue Edições Pirata.

Para que o cidadão comum respeite as leis sobre actividade económica, surgiu a ASAE.
De acordo que algo tem que regular a pirataria, proteger os direitos de autor e a forma e higiene de apresentação dos produtos existentes na restauração e regular os mercados e feiras pelo nosso País fora, ...Contudo se for tudo embalado a plástico, corrremos o risco de desaparecer os produtos regionais e locais e a ASAE directa ou indirectamente transformar as nossas feiras a vender produtos embalados de França, Equador,vender também marcas brancas tipo é...como se fossem os Continentes, Pingo-Doces ao ar livre!!! Além disso todos sabemos as implicações ecológicas dos plásticos....Haja bom senso!!
Em relação ao tabaco, mete-me tristeza ver como a sociedade está tão obediente e cumpridora, quando se vê mais uma vez que há excepções gritantes, como o episódio do próprio Presidente da ASAE que foi fotografado a fumar um charuto no interior de um casino...
Há muito a fazer em relação à protecção da Saúde Ambiental de todos nós e não apenas o combate ao tabaco e tabagismo...
Não devia a ASAE também estar preocupada com a rotulagem dos produtos OGM? Não devia a ASAE regular os stands de automóveis e as lojas de venda de electrodomésticos, por forma a proteger o consumidor e cidadão na verificação da rotulagem ecológica, nomeadamente em eficiência energética e emissões de CO2?
Por fim, onde estão as verdadeiras medidas de Saúde Ambiental, a protecção do comércio local (mitigando os efeitos das alterações climáticas e protegendo bens alimentares regionais), o combate à Publicidade, a Redução de Resíduos e parar com politicas de excepção???

Sem comentários: