sexta-feira, 11 de abril de 2008

Acções para mitigar os impactes ambientais do Homem a nível (g)local


1.Lixo Zero




1.1. Eu Não Faço Lixo O compromisso desta campanha é assumir o desafio da sustentabilidade e reduzir a quantidade de lixo. Mais uma iniciativa da Lipor que, neste sítio, explica e sugere, com uma linguagem fácil e atractiva, boas práticas ecológicas.Tem ainda um simulador de quantidade de lixo (papel e cartão, plástico, metal, vidro, orgânicos e ainda outros tipos de lixo) e um fórum para trocar ideias.

1.2. Os Amigos da Terra lançaram neste mês uma nova fase da campanha pela regulação e redução do lixo na UE. A União Europeia precisa de novos objectivos e uma nova Directiva. Actua. Segue todas as orientações no sítio Love Recycling

2. Montanha / Agenda 21 / Agricultura Sustentável / Ecoaldeias

2.1. Projecto Criar Raízes tem procurado dar resposta a problemas do concelho, nomeadamente o despovoamento das aldeias mais periféricas de São Pedro do Sul. A estreia nacional do novo documentário de Victor Salvador, Névoa no Vale (ver trailer e mais algum material aqui), ocorreu passado dia 5 de Abril, justamente no local que deu origem ao filme, Covas do Monte,Serra de S. Macário, distrito de Viseu.

2.2. Centro Comunitário Semente de Futuro, sediado em Arouca, numa propriedade rural, onde se pratica um modelo de agricultura biodinâmica, a integração social de pessoas com deficiência,idosos e crianças da região e práticas de desenvolvimento sustentável.

2.3. Chão Sobral, projecto sócio-ambiental de minimizar e superar os efeitos da desertificação de aldeias da região de Oliveira do Hospital.

3. Educação / Terra Política / Mobilidade / Terra Urbana

3.1. Na página pessoal do investigador Simon Batterbury contem publicações e institutos de pesquisa em Ecologia Política e ligações de interesse para os amantes de bicicleta.

3.2. Vale a pena conhecer Harpa, um projecto ecopedagógico localizado em Alhandra

3.3. Acesso a museus de todo o Mundo e também muitas músicas.É só clicar em Saber Cultural e navegar.

4. Planificando a Sustentabilidade e Não-Violência

4.1. Pelican Web é um sítio mantido pelo investigador Luis T. Gutierrez, com artigos da sua autoria e um conjunto enorme de ligações gratuitas baseadas nos Objectivos do Milénio.

4.2.Pangea, uma ONG catalã, com imensos recursos ao serviço da eco-solidariedade

5. Alterações Climáticas

A UNEP lançou em 21 de Fevereiro deste ano, a Climate Neutral Network contribuindo para uma troca de ideias entre países, cidades e empresas relamente empenhadas
na redução de emissão de gases de efeito estufa.

6. Oceanos

A 13 de Dezembro de 2007 foi assinado em Lisboa o novo Tratado Reformador da União Europeia, vindo a ser conhecido por Tratado de Lisboa. No mesmo dia, uma comissão representando todos os sectores da economia portuguesa com interesses no mar publicou online um blogue Pelo Mar com vista à discussão da problemática da gestão e conservação dos recursos marinhos no âmbito deste mesmo documento (alínea d, artigo 2.º-B, título I).


7. Terra Económica / Terra Filosófica / Educação Ambiental e Espiritualidade


Para quem desejar mais informações acerca das actividades antroposóficas em Portugal (Educação, Medicina e Terapias, Agricultura, Arquitectura, Literatura, etc…) por favor endereçar o seu pedido para e será colocado em contacto directo com a(s) iniciativa(s) em questão.
A nível mundial, Goetheanum constitui o centro mundial da Sociedade Antroposófica. A nível do Brasil já existe um Portal, com muitas informações

Sem comentários: