segunda-feira, 7 de abril de 2008

O melhor que há no mundo para um mundo melhor



1.Terra Política / Terra Económica
1.1. Se fosse norte-americano votaria em Barack Obama. Em particular podem analisar as suas posições sócio-ambientais
1.2. A Organização Alter-EU publicou o mais recente relatório Secrecy and corporate dominance: a study on the composition and transparency of European Commission Expert Groups. Leitura obrigatória.

2. Ecoactivismo
2.1. Nasceu a Red Andaluza de Custodia y Gestión del Territorio
2.2. *III Encontro pelo Rio Sabor* 25 a 27 de Abril de 2008Mogadouro / Alfândega da Fé / Torre de Moncorvo. Toda a informação em Aldeia

3. Terra Geográfica
Geopoetas Blogue de Informação de Geografia

4. Biodiversidade
O Relatório Final Scoping study on an EU wide communications campaign on biodiversity and nature já está disponível.

5. Planificando a Sustentabilidade / Terra Jornalística
Nasceu a IM Magazine online com a missão de divulgar o melhor que se faz no mundo para um mundo melhor

6. Terra Arquitectónica
Prof. Gernot Minke está novamente em Portugal, para falar sobre Bio-Arquitectura e Construções em Terra e regressa a Tamera a 12 de Abril, onde fez várias construções em terra e fardos de palha.

7. Terra Urbana / Mobilidade / Eficiência Energética
Os principais movimentos ecologistas enviaram em 2 de Abril uma carta para travar as políticas dos agrocombustíveis da UE. Ariel Brunner, Agriculture Policy Officer para BirdLife International recentemente disse:
É tempo da UE ter coragem de admitir que as normas e metas que actualmente propõe para os biocombustíveis são inaceitáveis. Existe uma grande quantidade de provas que denunciam o risco de uma crise climática ainda mais devastadora bem como destruição de habitats e fauna. Sugere-se outras medidas, como a melhoria da eficiência do veículo ou simplesmente impor limites velocidade, seria muito mais eficaz na mitigação de efeitos de emissões e no transporte.

8.Agenda 21 / Oceanos
De acordo com a Agência Municipal Cascais Atlântico em Setembro vai arrancar uma nova plataforma online que vai permitir a divulgação da biodiversidade do litoral do concelho através de referenciação geográfica. Os utilizadores do Portal do Mar de Cascais vão ter oportunidade de conhecer a variedade de vegetação e fauna das praias, actividades económicas desenvolvidas no mar, objectos que se encontram no fundo do oceano, melhores locais para observação de aves marinhas, etc.

9. Planificando a Paz
9.1. Há 40 anos (4 de Abril de 1968), Martin Luther King, lutador pelos direitos civis nos Estados Unidos, foi assassinado na cidade de Memphis.Neste vídeo pode ouvir o célebre discurso I have a dream( Eu tenho um sonho) feito por Martin Luther King, no final da manifestação realizada em 28 de Agosto de 1963, em Washington. Aqui pode ler a tradução do discurso. Aqui pode ver um vídeo com parte do discurso com legendas em espanhol (Fonte: Esquerda Net)
9.2.Clique aqui e ouça/partilhe o sino da Paz

Sem comentários: