domingo, 11 de janeiro de 2009

Os vencedores dos Prémios Piores Lobistas da UE 2008 (Worst EU Lobbying Awards)



Os vencedores do Worst UE Lobbying Awards 2008 foram revelados durante uma cerimónia em Bruxelas, dia 9 de Dezembro à noite, apesar de uma tentativa de última hora para amordaçar os organizadores com uma acção judicial por parte de um dos candidatos. Mais de 8500 pessoas tomaram parte na votação pública em linha.

Um dos candidatos ao Prémio Piores Conflito de Interesses, Fritz-Harald Wenig, funcionário da Comissão, tentou sem sucesso impedir a organização, através de uma acção judicial no Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas para ter seu nome retirado da candidaturas e não ser mencionado o seu nome durante a cerimónia Worst Lobbying Awards. O tribunal decidiu que a liberdade de expressão foi mais importante neste caso.

Este prémio para os Piores Lobistas da UE 2008, com mais de 50% dos votos, vai para uma candidatura conjunta para os lobistas dos agrocombustíveis, o Conselho Malaysian Palm Oil, os barões do açúcar brasileiro UNICA empresa de energia Abengoa Bioenergia por utilização de informação enganosa e lavagem verde (greenwash). Estes lobistas tentaram influência decisiva nos debates do Parlamento e do Conselho Europeus, afirmando que os agrocombustíveis (culturas utilizadas para o combustível para automóveis e camiões) são sustentáveis.

O prémio para o Pior Conflito de Interesse 2008 vai para a eurodeputada finlandesa Piia-Noora Kauppi, com 26% dos votos expressos. MEP Kauppi tem vindo a promover os interesses de seu futuro empregador, um grupo lobista bancário , enquanto ainda membro activo do Parlamento Europeu. Kauppi tem repetidamente instado regulação light touch para o sector bancário e em Janeiro de 2009 será oficialmente contratada pela Federação Finlandesa de Serviços Financeiros.
Os Piores Lobistas da UE é organizado pela Corporate Europe Observatory, Friends of the Earth Europa, Lobbycontrol e Spinwatch.

Mais detalhes e lista completa:
Corporate Europe Observatory




Sem comentários: