segunda-feira, 19 de abril de 2010

Reportagem das Manifestações "Alguém quer arroz transgénico?" no Porto e em Lisboa

Cerca de 40 pessoas se agruparam junto da Pç. da Liberdade (Porto) muito empenhados e bem dispostos, apesar da chuva. Conseguimos mais assinaturas de uma carta ao Ministério da Agricultura. O arroz doce (para os que não provaram) estava óptimo e...sem OGM. Para já...
Foto da Manifestação no Porto, de Manuela Araújo



Em Lisboa, diversos manifestantes estiveram reunidos na Praça do Rossio contra a importação e comercialização de arroz transgénico na União Europeia.

Segundo a Plataforma Transgénicos Fora, o Ministério da Agricultura deve ser chamado ainda em 2010 para votar em Bruxelas a proposta de aprovação para importação e comercialização da primeira variedade de arroz transgénico na União Europeia, o que seria também o primeiro transgénico dirigido essencialmente ao consumo humano.

Argumentam ainda que a introdução do arroz transgénico não é uma reivindicação dos portugueses e que a variedade em questão, LL62, nunca foi objecto de uma avaliação científica independente e que, devido à sua tolerância ao herbicida glufosinato, cada bago de arroz transgénico vai ter mais resíduos desse poluente do que qualquer outro tipo de arroz.

Advertem ainda para o facto desta eventual permissão ter como efeito um efectivo impulsionar da produção deste arroz, ainda não produzido, em países mais vulneráveis ao lobby industrial e com menos preocupações de protecção ambiental. “O arroz sem transgénicos irá tornar-se uma coisa do passado”.

Para a Plataforma Transgénicos Fora e as entidades que a compõem acreditam que só é possível salvaguardar um futuro com arroz tradicional se for chumbado o pedido da Bayer de introduzir arroz transgénico na União Europeia. [fonte]

Fotos da Manifestação em Lisboa aqui



Sem comentários: