domingo, 23 de maio de 2010

Dia do Turismo - Turismo como Motor de Desenvolvimento Local: o caso do Vale do Tua .

Caros,

Junto a tese do meu mestrando José Veiga Simão, recentemente defendida, intitulada Turismo como Motor de Desenvolvimento Local: o caso do Vale do Tua.

É interessante lerem a tese, em especial as recomendações propostas, mas desde já chamo a vossa atenção para três conclusões que me parecem particularmente significativas:

1. Historicamente, não há qualquer correlação significativa entre a presença de albufeiras e o desenvolvimento local na região de Trás-os-Montes e Alto Douro;

2. Observa-se uma discrepância radical entre as opiniões de presidentes de junta e de empresários quanto aos benefícios/prejuízos da barragem de Foz Tua: 66% dos presidentes de junta acham que a barragem poderá ser benéfica; enquanto 69% dos empresários do sector turístico acha que a barragem será prejudicial;

3. O investimento num modelo de desenvolvimento assente nos valores locais gera onze vezes mais emprego do que a barragem, por milhão de euros investido; com a diferença que o modelo local gera emprego permanente autóctone, enquanto a barragem gera emprego temporário alóctone.

Boa leitura,

Joanaz de Melo

Turismo e Tua



__________________
João Joanaz de Melo
(PhD Env.Eng., Assistant Professor / Doutor Eng. Ambiente, Prof. Aux.
c/Agregação)
CENSE - Center for Environmental and Sustainability Research
Dept. Environment / Dept. Ciências e Engenharia do Ambiente
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
2829-516 Caparica, PORTUGAL
Tel: +351-212948374 (sec); +351-212948300 x.10121 (office), x.10104/10179
(sec)
Fax: +351-212948554
E-mail: jjm@fct.unl.pt
www.ambientenanova.org
www.dcea.fct.unl.pt/cense





Sem comentários: