sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Um mundo sem anfíbios - e já agora , sem morcegos


Sapos e rãs de hoje estão mais do que nunca ameaçadas de extinção. O Aquário de Vancouver uniu forças com jardins zoológicos e aquários de todo o mundo para tentar travar o processo de quase extinção de centenas de espécies em risco, sempre num esforço global chamado Amphibian Ark (AArk)

Um morcego se aproxima de um ramo de agave em Sonoita, Arizona. Foto por John Hoffman, National Wildlife Photo Contest.

Se tens 1 razão para não gostares de Morcegos
Nós temos 10 para que passes a gostar: 

1.Os morcegos são grandes controladores de insetos. Algumas espécies ingerem 200 ou mais insetos em apenas alguns minutos de vôo.

2
.Os morcegos são responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto deixa cair as sementes em local distante do original, onde poderá nascer nova árvore. Mais de 500 pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.


3.Os morcegos ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas, visitando as flores como fazem de dia os beija-flores, transportando o pólen de flor em flor.

4. Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo roedores, que tantos prejuízos causam à agricultura.

5. As fezes dos morcegos constituem excelente adubo natural. Contém azoto, potássio e fosfato que ajuda no crescimento das plantas. Foram intensamente exploradas até para o desenvolvimento de adubos industriais.
6. Têm sido estudados para aperfeiçoamento do sonar.
7. A saliva do vampiro tem forte acção anticoagulante. A sua pesquisa poderá ter aplicações no tratamento de várias doenças vasculares.
8. São importantes elos na cadeia alimentar.

9. O seu desaparecimento poderá resultar em desequilíbrio ambiental, causando maiores danos do que os causados pela sua proximidade com o Homem.



10. Eles são um grupo de mamíferos extremamente diversificado.
Os morcegos são o segundo maior grupo de mamíferos no mundo e são compostos por mais de 1.200 espécies. Entre essas espécies existem os morcegos que se alimentam de frutos, insetos, néctar, carne e sangue (apenas três espécies se alimentam desta forma). A envergadura dos morcegos pode variar de 6 centímetros de comprimento (morcego-abelha) para (várias espécies de morcegos conhecidas como raposas voadoras) 2 metros de comprimento! Há morcegos em todos os continentes com exceção da Antártica, que vivem em cavernas, árvores ocas, sob casca de árvore solta, em ramos de árvores e estruturas feitas pelo homem, como pontes, poços, minas e construções! Algumas espécies de morcegos vivem sozinhas, enquanto outras vivem em colônias de algumas dezenas, centenas, milhares ou mesmo milhões! E a variedade de aparências físicas é impressionante, com espécies que tem uma variedade de características faciais, padrões de pele, cor e comprimento de cauda e orelha.

Texto original: 10 reasons you should love bats / National Wildlife Federation, por Ela-Sita

Dossiês (do Bioterra) Biologia, Biodiversidade, Bioinformática e Eco-Activismo foram deste modo actualizados.

2 comentários:

trepadeira disse...

Vive uma colónia de morcegos-de-ferradura,julgo eu,na adega.Estão tão habituados já não se importam com a presença humana.São incomodados o menos possível.

Abraço,
mário

João Soares disse...

Olá Mário!
Fazes bem! O maior perigo de extinção dos morcegos, porém, é a perturbação das zonas de maternidade. Reúnem-se às centenas/milhares. Os pesticidas agrícolas também constituem um grave problema.
Um abraço