sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Olhos Azuis - Documentário Sobre Preconceito, por Jane Elliot


"A professora e socióloga americana Jane Elliott ganhou um Emmy pelo documentário Eye of the Storm (1970) onde um exercício de discriminação era aplicado em uma sala de aula do 3º Ciclo, baseado na cor dos olhos das crianças, ela voltou ao tema no clássico da PBS FRONTLINE: A Class Divided (1985).
Hoje aposentada, Jane Elliott aplica workshops sobre racismo para adultos em Blue Eyed retoma sua polémica experiência, onde tenta colocar as pessoas de olhos azuis no lugar de uma pessoa negra por um dia. O objetivo é fazer com que os brancos sintam, na própria pele, o sofrimento provocado pelo preconceito racial. Desta vez, ela reuniu um grupo de jovens, universitários, o documentário mostra um desses impressionantes workshops em que o exercício de discriminação pela cor dos olhos também foi aplicado."


"Tudo que o homem não conhece não existe para ele. Por isso o mundo tem, para cada um, o tamanho que abrange o seu conhecimento."
(Carlos Bernardo González Pecotche)

"Um povo ignorante é um instrumento cego da sua própria destruição."
(Simón Bolivar)

Em 28 de Agosto de 1963, Martin Luther King disse sua frase mais emblemática: "I Have a Dream..." e a onda do seu sonho nunca deixará de reverberar na mente das pessoas que, assim como ele, partilham este ideal de igualdade de direitos, inalienáveis a todos os humanos, pelo simples facto de o serem. No documentário intitulado "Olhos Azuis", a professora norte-americana Jane Elliott tenta propagar a podridão que é possuir preconceito assim tentando realizar a transformação do sonho de Martin Luther King, em realidade. Jane abala a estrutura de nosso psicológico ao colocar pessoas de um grupo controlado para sentirem na pele o que as minorias sentem todos os dias de suas vidas, produto desse meio social que dilacera as minorias e as põem como inferiores. As implicações são fantásticas... Assistam e evoluam!

A professora e socióloga Jane Elliott ganhou um Emmy pelo documentário de 1968 "The Eye of the Storm", em que aplicou um exercício de discriminação numa sala de aula da terceira série, baseada na cor dos olhos das crianças. Hoje aposentada, aplica workshops sobre racismo para adultos. "Olhos Azuis" é o documentário de um desses workshops em que o exercício de discriminação pela cor dos olhos também foi aplicado. O objectivo do exercício é colocar pessoas de olhos azuis na pele de uma pessoa negra por um dia. Para isso, ela rotula essas pessoas, baseando-se apenas na cor dos olhos, com todos rótulos negativos usados contra mulheres, pessoas negras, homossexuais, pessoas com deficiências físicas e todas outras que sejam diferentes fisicamente.

Sem comentários: