sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

2013 Ano Europeu dos Cidadãos- Chamem os navios ao porto

...da Paz, Liberdade, Transparência e Conservação da Natureza.


Covenant- Call the Ships to the Port

"Que viva como se estivesse já morto: não terá mais nada a temer!", escreveu Yamamoto Tsunemoto, porventura o intérprete mais radical do bushido, código de honra fundado, no séc.XVII, por Yamaga Soko e seguido pelos samurais. 
Acabei de ouvir na SIC que o general da troika exige ainda mais austeridade...o que estamos à espera??? Num barco torpeado, temos que nos unir TODOS (famílias, professores, educadores, alunos...) para não vê-lo a afundar ainda mais. Sei que é utopia. A realidade é bem diferente, infelizmente. É o "tuga" dócil, virado para o seu umbigo, descoordenado (o que são manifestações de 6 em 6 meses?), safando-se como pode...Chamemos todos os nossos pequenos barcos, para o mesmo porto- o da Escola Pública, Água Pública, Agricultura Biológica, Eficiência Energética e recuperação da Paz, Liberdade, Transparência e Protecção Ambiental.

20 anos após a criação da cidadania da União, registaram-se progressos concretos que afectam directamente a vida de milhões de pessoas. Para citar apenas um exemplo: hoje em dia ir ao estrangeiro implica custos de viagem mais baixos, sem complicações na passagem das fronteiras, viagens organizadas com garantia, acesso aos sistemas de saúde e chamadas telefónicas para casa mais baratas. Trata-se apenas de alguns dos benefícios que decorrem da cidadania europeia. A Comissão pretende que sejam eliminados os obstáculos com que as pessoas ainda se deparam quando exercem os seus direitos no estrangeiro.
O objectivo do Ano Europeu dos Cidadãos consiste em facilitar aos cidadãos da União o exercício do seu direito de circular e residir livremente no território da UE, assegurando um fácil acesso às informações sobre os seus direitos. Mais especificamente, o objectivo do Ano Europeu consiste em:
  • aumentar a sensibilização dos cidadãos para o seu direito de residir livremente na União Europeia;
  • aumentar a sensibilização para a forma como os cidadãos podem beneficiar dos direitos e políticas da UE e estimular a sua participação activa no processo de elaboração das políticas da União;
  • estimular o debate sobre o impacto e o potencial do direito de livre circulação, em especial em termos de reforço da coesão e de compreensão mútua.
Para assinalar o Ano Europeu dos Cidadãos de 2013, será organizada em toda a UE uma série de eventos, conferências e seminários, a nível nacional, regional ou local. A Comissão tenciona igualmente reforçar a visibilidade dos portais Web multilingues «Europe Direct» e «A sua Europa» como elementos chave de um «balcão único» de informação sobre os direitos dos cidadãos da União, bem como o papel e a visibilidade dos instrumentos de resolução de problemas, como o SOLVIT, para que os cidadãos da União exerçam e defendam melhor os seus direitos.
Ligações úteis:

Sem comentários: