segunda-feira, 8 de abril de 2013

EcoArte- A (polémica) Mensagem de Georgia Guidestones


O conjunto de monólitos Georgia Guidestones


 
As Pedras guia da Geórgia (Georgia Guidestones) formam um monumento em granito localizado no Condado de Elbert, Geórgia, Estados Unidos e nele estão gravados dez frases em oito línguas modernas: inglês, espanhol, suaíli, hindu, hebreu, árabe, chinês e russo, e uma pequena mensagem, no topo, escrita em quatro antigas línguas: babilónio, sânscrito, grego e em hieróglifos egípcios.

A estrutura também é chamada de "American Stonehenge" (Stonehenge Americana). É composta por seis pedras de granito dispostas da seguinte forma: uma pedra no centro com quatro pedras ao redor, em posições verticais, além de uma pedra em cima das cinco, na posição horizontal. Estas placas de granito estão astronomicamente alinhadas. Em conjunto com esta estrutura, há uma placa (horizontalmente disposta no chão), também de granito, que fica a oeste deste monumento e tem o objectivo de fornecer algumas notas sobre a história e a finalidade das Pedras Guia (Guidestones). 
 O monumento mede 21 pés e 3 polegadas e utiliza 951 pés cúbicos de granito. Todas as pedras juntas pesam mais de 119 toneladas.
As quatro grandes pedras estão dispostas em uma configuração de “pás” gigantes, que são orientadas para os limites do movimento do sol durante o decorrer do ano e também mostra as posições extremas do nascer e pôr do sol no seu ciclo de 18,6 anos. A pedra central tem duas características especiais: primeiro, a Estrela Polar está sempre visível através de um furo especial do sul para o lado norte da pedra do centro, em segundo lugar, outra abertura se alinha com as posições do sol nascente, no momento dos solstícios de verão e inverno e no equinócio.

 Mensagem contida nas Pedras guia (em Português) 

1. Manter a humanidade abaixo de 500.000.000 em perpétuo equilíbrio com a natureza. 
2. Controlar a reprodução sabiamente - aperfeiçoando as condições físicas e a diversidade. 
3. Unir a humanidade com um novo idioma vigente. 
4. Controlar a paixão - fé - tradição - e todas as coisas com razão moderada. 
5. Proteger povos e nações com leis e tribunais justos. 
6. Permitir que todas as nações regulem-se internamente, resolvendo disputas externas num único tribunal mundial. 
7. Evitar leis insignificantes e governantes desnecessários. 
8. Equilibrar direitos pessoais com deveres sociais. 
9. Valorizar a verdade - beleza - amor – procurando a harmonia com o infinito. 
10. Não ser um cancro sobre a terra – deixar espaço para a natureza. 

Informação muito mais detalhada no wiki (inglês)

Foram destruídas e vandalizadas em Julho de 2022

Sem comentários: