quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pesquisadora cria tijolo sustentável a partir de resíduos sólidos

tijolo-ecod.jpg

Fonte, 25/2/14
Você já pensou que o lodo de tratamento de água, a casca de arroz e as cinzas da queima de lenha podem ter alguma utilidade? Foi essa a conclusão que a engenheira civil Elisandra de Medeiros chegou em sua tese de doutorado na Universidade de Brasília (UnB).
Com esses materiais ela criou um tijolo sustentável. A ideia era desenvolver um produto de qualidade usando matérias-primas que iriam para o lixo. A princípio, ela não sabia quais seriam esses materiais, a única certeza é de que precisavam ser de regiões próximas ao Distrito Federal – para que o o projecto fosse viabilizado no futuro e utilizado por empresas brasilienses.
“Eu busquei resíduos que não tinham sido utilizados em outros trabalhos. Preocupei-me com que fossem aqui da região. Não adiantava o resíduo ser do Nordeste porque não haveria a viabilidade de ele ser utilizado por empresas próximas”, explicou Elisandra.
Para fabricar outros itens da construção civil, que têm argila na composição, como os revestimentos cerâmicos (entre eles pisos e azulejos), é possível usar o lodo, a casca de arroz e a cinza das lenhas
A engenheira colectou o lodo, a casca de arroz e as cinzas, e analisou quanto de cada um poderia ser misturado com argila e água para fazer um tijolo resistente. Ao todo, ela concluiu que cada tijolo sustentável poderia ter, no máximo, 25% desses materiais.

Qualidade e preço
A pesquisadora destaca que uma das vantagens é reaproveitar resíduos que seriam descartados. Ela diz também que o produto é viável para o mercado e pode até baratear o preço do tijolo. 
“É muito provável que esses blocos tenham uma queda de preço considerável no mercado, caso esses resíduos sejam utilizados. Na verdade, esses resíduos seriam doados. Seria feita uma doação pelas empresas. Haveria redução de preços e um bem social para a natureza, de uma forma geral”, sugere Elisandra.

Reutilização de resíduos
A engenheira também descobriu que não vale a pena apenas para o tijolo. Para fabricar outros itens da construção civil, que têm argila na composição, como os revestimentos cerâmicos (entre eles pisos e azulejos), é possível usar o lodo, a casca de arroz e a cinza das lenhas.
Para Elisandra, a inclusão de material reciclado e uma maior preocupação com reciclagem dentro da construção civil é quase uma obrigação. “É uma atividade onde naturalmente se suja e desperdiça muito. Não custa nada tomarmos algumas atitudes para melhorar isso.”

Sem comentários: