sexta-feira, 27 de março de 2015

9 alimentos que parecem saudáveis mas não são

Fonte: Greensavers
Está a tentar perder alguns quilos e, mesmo seguindo uma alimentação equilibrada, os ponteiros da balança não deixem? É melhor estar atento ao que come, pois alguns alimentos considerados saudáveis podem, na verdade, deitar tudo a perder.

“Não é porque está escrito no pacote que é saudável, light ou sem gordura que o produto realmente é uma boa opção para a sua dieta. Ele pode ter menos calorias, por exemplo, mas ser rico sódio ou gordura”, explica Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Brasil. O ideal é, em vez de ceder ao apelo comercial, ler o rótulo e a composição dos alimentos antes de colocar um produto no carrinho de supermercado.

Confira os nove produtos que têm fama de serem saudáveis, mas que, na verdade, não o são, segundo a Veja, um artigo publicado também no agregador O Meu Bem Estar.

1.Pão integral

A embalagem pode até dizer que o pão é integral, mas diversas vezes o produto contém mais farinha branca do que integral. De acordo com a endocrinologista Cintia Cercato, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), certifique-se que o primeiro ingrediente listado no rótulo é a farinha integral. “Além disso, verifique o conteúdo de fibra por porção. Se tiver entre 3 a 4 gramas, pode comprar”, aconselha.

2.Agave

O néctar de agave é extraído da planta com o mesmo nome e é a base da tequila. Conhecido como um adoçante mais saudável que o açúcar, o produto é composto por 85% de frutose. “Ele é, sim, uma fonte energética alternativa. Porém, é altamente calórico e, em grandes quantidades, faz mal ao organismo”, afirma Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A frutose em excesso aumenta a resistência à insulina e em longo prazo pode ser um factor de risco para a diabetes. Além disso, um estudo recente constatou que a frutose provoca reacção no cérebro que aumenta o apetite mesmo depois de consumir muitas calorias.

3.Alimentos sem glúten

Eliminar o glúten da dieta é uma das soluções encontrada por quem quer perder peso, mas não existem provas científicas de que retirar esta proteína da mesa ajuda a diminuir o peso. “Para quem não sofre de doença celíaca, que não pode comer alimentos com glúten, não faz sentido algum comprar este tipo de alimentos. Eles têm tantas calorias como os que têm glúten e simplesmente não fazem diferença na dieta”, diz Celso Cukier.

4.Margarina

Assim como os celíacos precisam de alimentos sem glúten, também as pessoas com colesterol elevado necessitam de substituir a manteiga pela margarina. E não é qualquer margarina, mas aquelas marcas que acrescentam fitosterol na sua composição. O fitosterol é um extracto natural do óleo vegetal que ajuda a controlar os níveis de LDL (o colesterol “mau”) no sangue. Para quem não tem esse problema, não há qualquer vantagem em escolher a margarina no lugar da manteiga, ambas são ricas em calorias e gordura. “A margarina ainda tem uma grande quantidade de gordura vegetal, que actua no processo de inflamação do organismo”, explica Celso Cukier.

5.Alimentos orgânicos industrializados

Bolos, biscoitos, geleias e molhos industrializados feitos com ingredientes orgânicos são ricos em açúcar, assim como os que não são orgânicos. Além disso, pelo facto de serem processados, perdem grande parte das vitaminas e fibras. Trata-se, portanto, de um produto com os mesmos malefícios dos concorrentes sem esse rótulo e com a desvantagem de ser mais caro.

6.Salgados com poucas calorias ou pouca gordura

Segundo a nutricionista Márcia Fontes, coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Norte D’Or, no Rio de Janeiro, os salgados industrializados anunciados como saudáveis induzem o consumidor em erro. “A pessoa acredita que, por ter poucas calorias e pouca gordura, esses alimentos podem ser consumidos à vontade. A redução é, normalmente, de 25%, o que significa que o alimento ainda tem 75% de gordura”, afirma.

7.Sumos de fruta industrializados

Os sumos industrializados contêm a partir de 30% de polpa de fruta. “O restante, na maior parte, é açúcar. Durante o seu armazenamento, a bebida perde antioxidantes e vitaminas”, diz Celso Cukier. O sumo light, por exemplo, tem menos açúcar, mas é rico em sódio, que causa retenção de líquidos.

8.Molhos para saladas

Molhos industrializados são ricos em sódio, gorduras saturadas e açúcares, que prejudicam a dieta equilibrada. “Temperar a salada com molhos naturais, como um pouco de azeite e sal, é mais saudável”, aconselha a nutricionista funcional Thaianna Velasco, da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro. Uma dica é preparar um tempero com sumo de limão, iogurte, um fio de azeite de oliva e, no máximo, 1 grama de sal.

9.Bebidas desportivas

As bebidas desportivas devem ser consumidas por pessoas que praticam, pelo menos, uma hora de actividade física intensa. Para quem faz menos exercício, a bebida pode causar pedras no rim, por ser rica em sódio e potássio. “Bebidas para atletas não podem substituir os sumos ou a água. Elas não trazem benefício algum sem a prática de actividade física intensa”, diz Thaianna Velasco.

Sem comentários: