quinta-feira, 28 de julho de 2016

Filme: Garbage Warrior (Guerreiro do lixo)




Garbage Warrior (Guerreiro do lixo)
Garbage Warrior é um documentário sobre a figura de Mike Reynolds, atípico arquitecto que nos anos 70 começou a projectar e a construir no deserto do Novo México casas feitas de materiais reciclados (pneus usados, garrafas de plástico e latas de cerveja), completamente auto-suficientes no que diz respeito a energia, a água e a esgotos. As casas de Mike Reynolds, chamadas Earthships (naves-terra) baseiam-se em princípios tão simples e do bom-senso: colheita da água pluvial em tanques, inércia térmica e estufas para armazenar o calor, painéis solares e espaços apropriados para plantar a própria horta. Reynolds tem uma forma inovadora e criativa de pensar novos modos de habitar. Autónomas e auto-suficientes no que diz respeito a energia, aquecimento e comida, as casas idealizadas por Reynolds criam as condições necessárias para vivermos mais autónomos do sistema e da obrigação do trabalho.

Ao mesmo tempo, as casas de Reynolds não nascem perfeitas. Adaptando-se as condições ambientais em que são construídas, estas casas nunca são iguais a si mesmas. O arquitecto americano parte do principio que cada progresso e melhoria parte dos erros. É só a partir das falhas que as suas construções experimentais podem tornar-se eficientes. Mas a sua visão da arquitectura, como pode imaginar-se, não alcançou a simpatia dos Arquitectos. Por isso, a ordem profissional dos arquitectos do Novo México tirou-lhe a sua licença de arquitecto por motivos de violação das regras de construção.

O documentário de Oliver Hodge conta a batalha legal de Reynolds para legalizar as suas construções experimentais no Novo México. Rejeitada a sua proposta, Reynolds decidiu começar a viajar para ensinar a construção das suas Naves-terra nas áreas do mundo afectadas por catástrofes naturais, como as ilhas Andamão na Índia afectadas pelo Tsunami ou o México afectado pelo furacão Katrina.

Graças à sua obra na Índia e a este documentário, por fim o trabalho de Reynolds começa a ter um reconhecimento oficial.

O documentário já participou e ganhou vários festivais de cinema ambientalista.
Site do Filme: Garbage Warrior


EN

What do beer cans, car tires and water bottles have in common? Not much unless you're renegade architect Michael Reynolds, in which case they are tools of choice for producing thermal mass and energy-independent housing. For 30 years New Mexico-based Reynolds and his green disciples have devoted their time to advancing the art of "Earthship Biotecture" by building self-sufficient, off-the-grid communities where design and function converge in eco-harmony. However, these experimental structures that defy state standards create conflict between Reynolds and the authorities, who are backed by big business. Frustrated by antiquated legislation, Reynolds lobbies for the right to create a sustainable living test site. While politicians hum and ha, Mother Nature strikes, leaving communities devastated by tsunamis and hurricanes. Reynolds and his crew seize the opportunity to lend their pioneering skills to those who need it most. Shot over three years and in four countries, Garbage Warrior is a timely portrait of a determined visionary, a hero of the 21st century.

2 comentários:

Bewegung Verbrannte Erde disse...

Um grande documentário. Mike Reynolds diz a verdade e lutou para evitar o pior. Quanto pouco tempo nos resta para seguir o seu exemplo e fazer o nosso melhor.

Bernardo Markowsky,
Movimento Terra Queimada

João Soares disse...

Verdade, amigo Bernardo. Vi o filme documentário "Amanhã" e pelos vistos só mesmo o empoderamento dos cidadãos comprometidos para a sustentabilidade e controlando um pouco os eleitos por todos e que no fundo depois compactuam ou têm dificuldades de abalar o sistema vigente poderemos abana-los/ ajudá-los (dependendo do efeito) e fazer acontecer a transição para uma sociedade descarbonizada.